5 passos para ter sucesso começando um negócio LGBTQIA+

Dar início ao negócio próprio pode ser bem complicado, mas vou te ajudar com algumas dicas que toda pessoa empreendedora LGBTQIA+ precisa saber.


Empreender normalmente tem suas dificuldades, e para quem está inseride na comunidade LGBTQIA+ pode ser ainda mais difícil. Muitas pessoas começam seus negócios, os colocam em ação, mas com a falta de prática na gestão a coisa toda pode sair dos trilhos.

Ter uma ideia fantástica pode revolucionar o segmento desejado, porém, como essas pessoas administram seus negócios?

Sabemos que nem todo mundo tem recursos suficientes para começar e expandir empresas, entretanto, uma boa ideia e estratégias seguidas à risca são o segredo para o sucesso!

Sendo assim, a Valejo tem 5 dicas para você, pessoa LGBTQIA+ que pensa em tirar seu negócio do papel.

Imagem: Tem Que Ter


1 Entenda seu público-alvo e como ajudá-lo

Você provavelmente já leu em algum lugar sobre como é importante conhecer seu público-alvo. E isso está super certo! Não alcançamos sucesso oferecendo produtos ou serviços que não sejam necessários ao nosso público.

Explicando um pouco melhor: enquanto pessoas empreendedoras, nosso dever é dispor de algo inovador e que traga benefícios para quem consumir. Como você faria isso sem um estudo do que realmente seu público necessita? Do que as pessoas falam bem? Do que gostam?

Entender seu propósito ajuda a criar uma ligação verdadeira com quem for comprar de você. Nesse momento inicial é onde você concilia sua ideia fantástica com o público que gostaria de consumí-la.

Então nada mais justo que observar de maneira crítica. Algumas dessas perguntas podem ajudar nessa etapa:


Como as pessoas se comportam?

Sempre buscamos construir relações com pessoas que tenham algo em comum conosco. Nessa lógica, como as pessoas consumidoras do meu produto/serviço encontram essas semelhanças? E o quanto posso agregar ao meu negócio?


Quais suas necessidades hoje?

Essas pessoas que falamos antes também procuram por realizações nos mais diversos aspectos. Como posso ajudá-las a alcançar essas realizações?


Onde essas pessoas estão inseridas?

Onde posso encontrá-las? Quais mídias sociais elas consomem? Onde se relacionam? E o mais importante: onde posso exibir minha empresa?


2 Nunca duvide do Plano de Negócios

No início do texto foi afirmado que podemos obter sucesso e até revolucionar nosso segmento seguindo estratégias à risca. O plano de negócios é crucial para tudo dar certo.

Esse é o documento que vai guiar você, com base em tudo o que foi planejado, e ajudar a definir quais as metas, o propósito, missão, valor, etc.

Esse documento na prática é seu primeiro passo, e usá-lo permite diminuir os erros e as incertezas durante sua caminhada empreendendo. Aqui você pode assistir a um vídeo do Sebrae explicando cada etapa de construção desse documento:



3 Defina uma rotina e a siga (de verdade)

Essa dica é importante para garantir que seu negócio esteja saudável e funcionando da maneira mais adequada possível. Quando se trata de estabelecer uma rotina, tanto a frequência de propagandas quanto a própria produção entram no checklist.

Sendo assim, antes de qualquer ação, é necessário que haja um planejamento prévio, e tudo esteja de acordo com o que foi planejado antes. Isso também garante solidez no que você está fazendo.

É claro que existem situações que não podemos controlar, como fatores externos, por exemplo. Diante desses imprevistos o planejamento é algo positivo e vai ajudar a encontrar o melhor meio de contornar obstáculos.

Uma das maneiras mais eficientes de gerir sua rotina é fazer um acompanhamento pelo calendário. Pode parecer meio óbvio, mas definir ações por dias/semanas, e acompanhar isso diariamente, é um dos meios para alcançar uma boa administração.

Então sinta-se livre para escolher qual o melhor formato do seu calendário, e mais um conselho: faça da maneira mais saudável para você, de uma forma que não te sugue, e se desafie a cumprir um dia após o outro. Dessa maneira as chances de prosperar são altíssimas!


4 Divulgue, divulgue e divulgue!

As ações de marketing são super bem-vindas na hora de divulgar seu negócio ao público-alvo. Você pode testar diferentes frequências na hora da divulgação, além de diferentes estruturas de texto e imagem. Anote tudo e analise qual delas funciona melhor.

Mesmo na divulgação do seu produto/serviço você precisa se atentar aos números. E lembre-se: você deve continuar se atentando conforme vai desenvolvendo suas estratégias. Então pode separar uma planilha ou um bloquinho de notas especial para começar a anotar seus resultados.

Quando se trata da veiculação em mídias sociais, existem recursos que te ajudam a anunciar e analisar os resultados. O Instagram e Facebook, por exemplo, já dispõem de análises de insights, Estúdio de Criação e a vinculação de sua loja virtual para facilitar o e-commerce.

Então no início o foco é entender quais frequências são positivas e quais estratégias podemos implementar para que o resultado esperado seja alcançado. E nada de desistir, viu? É um trabalho necessário para consolidar seu empreendimento e gerar autoridade nas mídias sociais.


5 Controle os processos e conserte os erros

O ciclo de vida de uma empresa depende, principalmente, do controle de processos e dos reparos em indícios de riscos. É algo constante, que precisa ser levado a sério. Sendo assim, por que não seguir um método que funcione para você e te ajude a interpretar os dados?

Para isso, os dados coletados nas dicas anteriores também devem ser considerados durante essa etapa, e mais uma vez a rotina é importante para que os resultados sejam alcançados.

Algumas ferramentas como Trello e Asana ajudam a desempenhar melhor a gestão durante o processo, mas você pode ficar à vontade para procurar qual a melhor gestão para seu método de trabalho.



Que tal fazer parte do time Valejo?

A Valejo conta com pessoas dedicadas a te ajudar durante sua caminhada como pessoa empreendedora LGBTQIA+, e além disso, podemos caminhar juntes!

Hoje contamos com uma rede de pessoas artistas empreendedoras que já possuem trabalhos disponíveis em nossa plataforma. É uma iniciativa que visa a produção de arte de pessoas do vale para o vale. Se interessou em fazer parte também?

Vem que é muito fácil! É só entrar no formulário da aba “una-se” pelo site, preencher com suas informações que já entramos em contato para falar mais sobre a gente e entender mais sobre seu negócio. Vem ingressar no e-commerce do vale com a gente!

0 comentário